Tocantins registra mais de 120 mil infrações por excesso de velocidade em um ano; média foi de 330 por dia

Geral

No período de um ano, o Tocantins registrou 120.792 infrações por excesso de velocidade. Sendo assim, por dia foram contabilizadas aproximadamente 330 multas. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), referente a 2024. Neste mesmo ano, também foram registradas junto à Polícia Civil 237 mortes no trânsito.

Em muitos acidentes, o excesso de velocidade é um elemento presente, como no caso de Maria Alice Guimarães da Silva. Ela morreu após ser atropelada por um carro enquanto estava indo para o trabalho de moto. Segundo a polícia, o veículo estava a cerca de 200 km/h no perímetro urbano, onde o limite de velocidade é de 60 km/h.

Segundo o Detran, a alta velocidade nas vias é a infração mais comum entre os tocantinenses. Apesar de 2024 ter registro de mais de 120 mil infrações, o número foi menor se comparado ao ano anterior, quando foram 162.937 multas.

Já em 2025, conforme os dados, apenas nos meses de janeiro e fevereiro foram registradas 18.060 infrações por excesso de velocidade. Isso significa que quase 306 multas foram aplicadas por dia.

Para manter a população segura nas pistas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas que limitam a velocidade nas ruas e estradas, conforme o tipo do local.

  • Vias de trânsito rápido (são para veículos com maior velocidade; sem lombadas, cruzamentos e faixa de pedestre): 80 km/h
  • Vias arteriais (avenidas que ligam pontos da cidade; possui semáforos, lombadas e quebra-molas): 60 km/h
  • Vias coletoras (Distribui o trânsito entre a entrada e a saída de vias rápidas e locais): 40 km/h
  • Vias locais (menor fluxo; sem semáforos; acesso a áreas restritas e locais) : 30 km/h
  • Rodovia de pista dupla: 110 km/h (automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas) e 90 km (demais veículos)
  • Rodovia de pista simples: 100 km/h (automóveis, camionetas, caminhonetes e motocicletas) e 90 km (demais veículos)
  • Estradas: 30 km/h

Neste ano, entre 1º de janeiro a 30 de março, foram registradas 41 mortes no trânsito, segundo os dados do Núcleo de Coleta e Análise Estatística (Nucae) da Secretaria de Segurança Pública.

Somente em março foram 20 mortes, o dobro se comparado a fevereiro em que foram contabilizados 10 óbitos. Já em janeiro, a SSP registrou 11 vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *