Operação resgata mais de 70 pássaros mantidos em cativeiro e aplica R$ 28 mil em multas

Geral

Mais de 70 pássaros de diversas espécies que estavam sendo mantidos em cativeiro foram resgatados durante operação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Nos locais também foram apreendidas gaiolas e alçapões utilizados para a captura ilegal.

A “Operação Pássaro Livre” foi realizada nas cidades de Arapoema, Axixá do Tocantins, Sampaio e Praia Norte. As ações resultaram na aplicação de multas contra os envolvidos que totalizaram R$ 28 mil, pelos crimes ambientais.

Ao todo, o órgão conseguiu resgatar 72 pássaros nativos. Logo em seguida, 35 aves foram soltas na área de reserva legal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Araguatins.

De acordo com o Naturatins, os demais foram levados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde passarão por reabilitação antes de serem reintegrados ao meio ambiente.

“Na região, é cultural manter pássaros em cativeiro, mas é fundamental que a população compreenda que a captura de animais silvestres na natureza é ilegal. Além disso, muitos desses exemplares são traficados, o que agrava ainda mais o problema”, disse o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto.

O Naturatins explica que para se tornar um criador legalizado de aves silvestres, o interessado deve realizar um cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em que o registro pode ser feito no próprio site do órgão.

A orientação para a população é não capturar, adquirir ou manter em cativeiro animais sem a autorização do órgão competente.

Em caso de denúncias de criação ilegal de passeriformes podem ser feitas ao Naturatins, que realizará as fiscalizações e aplicará as penalidades cabíveis, pelo telefone 0800 063 1155 ou Whatsapp (63) 99106-7787. Além do e-mail linhaverde@naturatins.to.gov.br, e no Portal do Cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *