Municípios decretam uso obrigatório de máscara para conter avanços da Covid-19

Saúde

Decretos foram publicados pelos municípios de Babaçulândia e Lajeado no Tocantins.

Mais um município tocantinense definiu medidas para combater o aumento de casos da Covid-19. Desta vez, Babaçulândia, no norte do estado, decretou o uso obrigatório de máscaras. A obrigatoriedade é destinada principalmente às pessoas com sintomas gripais ou respiratórios.

Desde o início da pandemia, Babaçulândia registrou 920 casos de Covid-19 e 8 óbitos. Além do uso da máscara, o decreto recomenda também o uso do item de proteção para servidores públicos e privados, assim como a disponibilização de outros métodos de prevenção, como pia com sabão para higiene frequente das mãos, dispenser de álcool 70% e o distanciamento social em locais fechados.

Além de Babaçulândia, o município de Lajeado também publicou um decreto com medidas preventivas contra a Covid-19. As autoridades reforçam que a colaboração da comunidade é essencial para que as medidas sejam eficazes e contribuam para a redução dos casos.

A primeira cidade a decretar tais medidas foi Cristalândia, na região sudoeste do estado, após 15 casos de Covid-19 serem confirmados.

A população deve se atentar para evitar novas infecções ou reinfecções da doença e, caso tenha sintomas gripais ou respiratórios, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Uma das medidas para prevenção à doença é a vacinação, que está disponível em mais de 300 salas de imunização de todo o estado gratuitamente.

Desde o início da pandemia de covid-19 até 11 de fevereiro de 2025, foram confirmados 383.800 casos da doença no estado do Tocantins, resultando em 4.312 óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *